“Grande período da história de Cariacica se perde no vácuo das cogitações lendárias.” Omyr Leal Bezerra

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Origem do nome Cariacica

O nome Cariacica vem do nome do rio Carijacica que desce próximo ao Moxuara. Segundo a lenda o nome surgiu de uma luta entre brancos e índios.

No tempo dos primeiros conquistadores os índios que haviam feito alianças com os colonizadores se tornaram seus adversários, logo viriam os jesuítas para convertê-los e trazer a paz aos selvagens.

Diz à lenda que entre um grupo de colonos havia uma bela moça, tão bela que chamou a atenção dos índios. Talvez por sua beleza ou por ter algum laço com alguém importante na época, um grupo de valentes guerreiros a sequestrou e levou-a para tribo, que ficava em um lugar secreto em Cariacica. Foi então que um grupo de valentes colonos decidiu resgatar a donzela seguindo de canoas o rumo que os índios tomaram, na tribo todos estavam tranquilos acreditando que os portugueses jamais os encontrariam tão longe, foi quando se ouviu um grito: _Cari-jaci-caá! Que significa “chegada do homem branco”, logo todos os índios gritavam “Carijacica”, anunciando que os colonos haviam encontrado o local da tribo. Sendo surpreendidos, os índios foram subjugados e a donzela resgatada, o rio por aonde vieram os colonos ficou conhecido como Carijacica, marcando o local aonde chegavam os brancos. Mais tarde, ali por perto seria erguida uma missão jesuíta que nomearia a região de Carijacica, que o correr dos anos cuidou de abreviar em Cariacica.

Um comentário: